O que é o Advance Steel?

O que é o Advance Steel?

O Autodesk Advance Steel é um software de modelagem e detalhamento de projetos de estruturas metálicas que incorpora a filosofia BIM e é amplamente utilizado por projetistas em todo o mundo. Inicialmente desenvolvido pela Graitec, uma Autodesk® Platinum Partner, o Advance Steel foi posteriormente adquirido pela Autodesk e incorporado ao seu conjunto de softwares. O software possui uma interface intuitiva e recursos avançados que permitem aos usuários criar modelos 3D precisos de estruturas metálicas, além de produzir desenhos de fabricação detalhados. Para aqueles que já estão familiarizados com o AutoCAD, o Advance Steel se torna ainda mais fácil de usar, uma vez que a interface gráfica é similar.

Com o Advance Steel, é possível criar modelos 3D precisos de toda a estrutura, desde as vigas, colunas, escadas, plataformas, coberturas e muito mais. Além disso, oferece uma ampla gama de ferramentas para criar conexões entre as peças da estrutura, como parafusos, soldas e conectores de cisalhamento, garantindo um projeto ainda mais completo.

Figura : Apresentação geral da interface e de um projeto modelado no Software

Imagem de STK

Fonte: STK Engenharia, 2023

Uma das principais vantagens é a automatização das conexões estruturais por meio das chamadas Macros de Conexão. Chapas de ligação das mais variadas geometrias, parafusos, soldas e outros elementos são comandados por uma interface simples e interativa. É possível parametrizar uma conexão do início ao fim e aplicar a mesma parametrização a todas as conexões iguais dentro de um projeto ou usá-la como base para conexões de outros projetos futuros. Isso é particularmente útil quando se trabalha com projetos complexos, onde a criação manual de conexões seria muito demorada e propensa a erros.

Figura : Apresentação de uma macro executada ao lado da Connection Vault

Imagem de STK

Fonte:https://www.autodesk.com/content/dam/autodesk/www/products/advance-steel/fy21/features/images/parametric-steel-connections-large-1920x1080.jpg

Outra funcionalidade importante do Autodesk Advance Steel é a sua capacidade de gerar desenhos de fabricação e de arranjo geral totalmente detalhados. Os usuários podem criar desenhos em 2D e 3D, com vistas ortogonais, cortes e detalhes, além de incluir informações sobre as conexões, dimensões e outras informações importantes dentro de um projeto metálico. A ferramenta também permite que os usuários gerem arquivos tipo NC (arquivo de linguagem de programação numérica usados para controlar máquinas de corte) e ainda listas de materiais assertivas e precisas, tornando a quantificação de elementos da obra e a recontagem de material em atualizações de projeto algo instantâneo e preciso no dia a dia de projetos.

Figura : Exemplo de Vista 3D gerada com o Advance Steel

Imagem de STK

Fonte: STK Engenharia, 2023

Figura : Desenho de Fabricação Gerado com o Advance Steel

Imagem de STK

https://www.autodesk.com/content/dam/autodesk/www/products/advance-steel/fy21/features/images/steel-shop-drawings-large-1920x1080.jpg

E se você pensa que, para começar a trabalhar com o software precisará partir do zero absoluto em termos de configurações de desenho e modelagem, saiba que a Autodesk já deixou pré-configurada uma vasta biblioteca de configurações prontas para uso, incluindo perfis laminados de várias normas, perfis W padrão Gerdau e mais de 300 tipos de macros de conexão pré-configuradas. Há também uma gama de estilos de desenho com vistas 3D, cortes, elevações, plantas e detalhes, além de estilos de desenho prontos para extração de projetos de fabricação de Assemblies e de Single Parts. Isso acelera a curva de aprendizado na plataforma e facilita a migração de empresas que fazem desenhos 2D para a modelagem 3D e a sua inserção no BIM.

Figura : Exemplificação de perfil Brasileiro presente de forma nativa no AAS

Imagem de STK

Fonte: STK Engenharia, 2023

Uma constante entre os usuários do software é que, uma vez iniciados no seu uso, não o abandonam mais! As vantagens que a ferramenta traz no dia a dia superam as expectativas e tornam os projetos mais ágeis, melhorando o fluxo de trabalho.

Para falar sobre implementações de melhorias nos fluxos de trabalho, é importante mencionar que o programa possui interoperabilidade com outros softwares da Família AEC Collection da Autodesk, como o Revit (com o qual possui um link de comunicação bidirecional via formato SMLX), o NavisWorks e o Robot. Além disso, é possível enviar modelos 3D online para que qualquer pessoa possa visualizá-los, inclusive pelo celular, por meio do Autodesk Drive. O Advance Steel também realiza a exportação de arquivos IFC e outros formatos diversos que atendem aos mais variados tipos de fluxos de trabalho.

Em resumo é o software BIM ideal para todos os projetistas que desejam alcançar excelência em projetos, desenhos e fluxos de trabalho de estruturas metálicas, atingindo o máximo de qualidade e agilidade que esse tipo de serviço exige.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial STK www.engenhariastk.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×